Perguntas Frequentes

  1. É saudável consumir peixes em conserva?
    Sim. As conservas de peixe são uma fonte prática de proteína de alta qualidade, ómega-3, vitaminas (como D e B12) e minerais. Quando integradas numa alimentação equilibrada, contribuem para uma dieta saudável.

  2. As conservas de peixe tem conservantes químicos? 
    Não. Nossas conservas não possuem conservantes. A conservação se dá por conta da forma de produção. Depois de o molho (ou o azeite) e o peixe estarem na lata, esta é submetida a um processo térmico (esterilização) para eliminação dos microorganismos. O processo de selagem da tampa, é feito através de um costura dupla, enrolando mecanicamente o rebordo do corpo da lata e o rebordo da tampa, obtendo-se assim uma vedação hermética

  3. O ómega-3 mantém-se nas conservas?
    Sim. Os ácidos gordos ómega-3 são estáveis ao calor e mantêm-se em grande parte nas conservas, especialmente em peixes como sardinha, cavala e salmão.

  4. Como saber se uma conserva está estragada?
    Não consuma a conserva se a lata estiver estufada, a verter líquido, enferrujada, ou se o produto apresentar odor ou sabor anormais após abertura.

  5. Qual é o peixe enlatado mais saudável?
    Sardinha, cavala e salmão destacam-se pelo elevado teor de ómega-3 e cálcio (especialmente quando consumidos com espinhas).

  6. Devo descartar o líquido das conservas? 
    Não. Temos conservas em molho e em azeite de primeira qualidade, desta forma, não deve descartá-los e sim desfrutar de seus deliciosos sabores e propriedades nutricionais.

  7. A 100mistérios dona das marcas José Gourmet, ATI Manel, ABC+ e Maria Organic tem fábrica própria?
    Sim, a fábrica de conservas fica localizada em Parafita, região metropolitana do Porto, Portugal.

  8. Por que as embalagens são tão diferentes das marcas tradicionais?
    Acreditamos que o conteúdo deve ser acompanhado por uma estética à altura. Cada produto tem uma ilustração exclusiva feita por artistas e ilustradores portugueses, transformando sua embalagem, além de um produto para consumo, num objeto de coleção ou num presente de prestígio.

  9. Como é o processo de produção das conservas José Gourmet, ATI Manel, ABC+ e Maria Organic
    A fábrica foca-se e utiliza preferencialmente peixes de pesca sustentável (segundo as regras certificadas de sustentabilidade) e sempre de origem controlada. O método de produção que utilizamos é o ancestral Método Mediterrânico Artesanal, que se traduz em que o peixe é trabalhado manualmente, pré-cozido e com forte intervenção humana em quase todas as etapas. O peixe é selecionado e limpo à mão. O peixe é pré-cozido fora da lata de forma a que o sabor seja mantido e que o sabor do azeite não é diluído pelos sucos naturais do peixe cru. Esse processo de pré-cozimento permite que o produto seja mais suave e agradável.

  10. As conservas de peixe são sustentáveis? Como identificar conservas sustentáveis?
    Sim, nossas marcas utilizam pesca sustentável e cumprem quotas e regulamentações europeias. Procure selos de certificação, como MSC (Marine Stewardship Council), e informações claras sobre a origem do peixe no rótulo.

  11. A 100 mistérios é certificada pela MSC?
    Sim, a fábrica que produz as marcas José Gourmet, ATI Manel, ABC+ e Maria Organic é certificada pela MSC. 

  12. O que significa uma conserva ser "Organic" (Biológica)?
    Significa que todos os ingredientes que acompanham o peixe (azeite, tomate, alho, cebola, especiarias) provêm de agricultura biológica certificada, livre de pesticidas e químicos. Embora o peixe seja selvagem (não existe peixe de mar "biológico"), o selo garante a pureza total dos restantes componentes.

  13. Por que é que os preços são superiores às marcas de supermercado?
    O custo reflete quatro fatores principais: Qualidade dos ingredientes, Pesca sustentável, Produção artesanal em pequena escala e Pagamento justo aos pescadores e produtores locais, promovendo o comércio ético. 

  14. O peixe enlatado é considerado um alimento ultraprocessado?
    O peixe em conserva é considerado um alimento processado, e não ultraprocessado. Por não conter conservantes é saudável e prático, sendo uma excelente opção para compor refeições rápidas, diferente de pratos prontos congelados ou embutidos. 

  15. O que diferencia a conserva portuguesa gourmet das outras?
    As principais diferenças estão na pesca e na produção. Nossa indústria de conservas respeita rigorosamente os períodos de defeso - quando a pesca é proibida para permitir a reprodução. Portugal tem regras de quotas de pesca muito rigorosas. Além disso a produção é artesanal, a colocação do sal em salmoura controlada e o processo de cozimento é feito fora da lata, para permitir que o excesso de humidade e de gordura sejam descartados, garantindo uma textura firme e um sabor mais concentrado, ao contrário de outros métodos onde o peixe é cozido cru dentro da lata.

  16. Qual é a validade das conservas?
    Depende do peixe/mexilhão e do azeite/molho utilizado, mas o prazo de validade varia de 3 a 5 anos (dependendo da acidez do molho utilizado). 
     
  17. Como manter uma conserva depois de aberta? 
    Se não consumir todo o conteúdo da lata, depois de aberta, a conserva deve ser transferida para um recipiente não metálico, bem fechado, e guardada no frigorífico por até 24–48 horas.

  18. Como comer as conservas?
    As conservas podem ser consumidas diretamente da lata ou incorporadas em receitas, como em tostas, saladas, pratos de massa ou risottos. Os sabores gourmet também combinam bem com vinhos leves e entradas frias.

  19. Quando consumir as conservas?
    As conservas são uma excelente opção em diversos momentos como: 
    . Para elaborar uma refeição saudável e rápida.
    . Para um encontro com os amigos.
    . Para levar como refeição proteica prática e fácil de transportar em passeios, caminhadas, viagens de barco, de autocaravana e campismo.

  20. As sardinhas têm escamas e espinhas?
    As sardinhas e petingas passam por um processo de limpeza e extração das escamas que retira a maior parte das escamas, entretanto não é possível garantir que todas as escamas sejam retiradas. Em relação às espinhas, não se preocupe, elas ficam tão moles que derretem na boca (e ainda são uma importante fonte de cálcio).

 

Voltar para o blogue